Tempê

 

O Tempê (Tempeh) é um alimento milenar originário da Indonésia produzido  através da junção de grãos cozidos e do fungo Rhizopus Oligosporus fermentados por 22 horas. Ele é um prebiótico substituto da carne, altamente proteico, rico em fibras, de grande digestibilidade, naturalmente sem glúten e muito versátil na culinária.  

Na produção do Tempê, os grãos devem ser deixados de molho na água por 12 horas, descascados, cozidos e inoculados. Em seguida são postos em embalagens micro-perfuradas para fermentarem em encubadora profissional de temperatura controlada a 33 graus Celsius. Durante a fermentação, o fungo cresce por entre os grãos dando a liga e criando um bloco compacto de aspecto branco aveludado.

A MUN Artesanal produz o Tempê na sua unidade de produção, uma cozinha industrial localizada no centro de São Paulo, com todas as condições adequadas a esta finalidade. São produzidos em quatro tipos: Soja Orgânica, Ervilha com Quinoa vermelha , Feijão fradinho com Arroz negro ou Grão de bico

Tempê é feito a partir do grão inteiro, o que o eleva nutricionalmente comparado aos produtos ultra-processados. Cada tablete é embalado à vácuo e pesa 275 gramas, contém quase 40 gramas de proteína (50 % do valor diário recomendado) e 35 gramas de fibra alimentar (mais do que 100% do valor diário recomendado) e menos de 500 calorias. Além disso, não contém nenhum tipo de conservante. É extremamente NORMAL que pontos e partes escuras sejam encontrados em alguns Tempês devido à fermentação, ele continua APROPRIADO para consumo. A validade desse produto é de 180 dias no freezer à -18 graus Celsius e 5 dias na geladeira após descongelado. 

Versátil na culinária, ele pode ser preparado de diversas formas e servido como entradas, lanches, pratos principais ou petiscos. Corte-o em tiras, cubos, discos, asse, frite, grelhe, processe, refogue… Descubra o Tempê!